domingo, 1 de abril de 2007

A nova telenovela da TVI já é um sucesso

lha dos Amores
A nova telenovela da TVI já é um sucesso
2007/03/29 |

A nova telenovela da TVI, Ilha dos Amores, foi o programa mais visto no dia em que estreou, segunda-feira, com um share global de 51,8 por cento.

Ao longo de mais de uma hora de emissão, a audiência da telenovela foi crescendo, tendo atingido o pico máximo por volta das 22h35, com valores de audiência instantânea acima dos dois milhões de telespectadores.

A história, passada na ilha de São Miguel, Açores, é protagonizada por Marco D¿Almeida, Sofia Alves, Diana Chaves, Joana Solnado, Cláudia Vieira e Nuno Homem de Sá, entre outros.


Sofia Alves

Sofia Alves (Clara Machado da Câmara na Novela Ilha dos Amores)

Clara Machado da Câmara é neta de Maria Amélia e a filha mais velha de Beatriz. É solteira e marchand de arte o que a leva a passar grande parte do tempo a viajar. Bonita, elegante e sofisticada, Clara segue as tendências da moda e compra roupa de designers internacionais nas várias capitais que visita.
A infância de Clara foi passada nos Açores onde teve uma educação conservadora. Clara frequentou os melhores colégios de Ponta Delgada e fez o curso de Belas Artes em Lisboa onde ficou a viver e se tornou marchand de arte. A vida em Lisboa abriu os horizontes de Clara e marcou o afastamento das origens. Apesar do pouco tempo para visitar a família, Clara sempre manteve uma relação afectuosa com Beatriz e com as irmãs Mónica e Mariana. No entanto, Clara tem uma relação distante com Maria Amélia que não aprova o estilo de vida da neta que gostaria de ver assentar.
Com um ritmo de vida frenético, Clara passa a vida a viajar, a visitar galerias de arte, museus ou a fazer negócios. Clara é uma profissional bem sucedida e tem um nível de vida alto. Apesar de ter amigos em todo o mundo, Clara vive relações superficiais pois o seu estilo de vida não lhe permite envolvimentos duradouros. No fundo, Clara tem medo de envolvimentos pois conhece a triste história de amor de Beatriz.
Clara acredita na liberdade pessoal como um valor absoluto desde que não prejudique a liberdade dos outros. Apesar de não perfilar a moral rígida dos pais e avós, Clara tem princípios éticos que nunca lhe permitiriam atropelar alguém para atingir os seus fins. Clara é positiva, persistente e enérgica na perseguição dos seus objectivos. O valor pessoal e o trabalho são as chaves do sucesso para Clara que acredita que tudo se resolve com diálogo, boa vontade e inteligência. Sem mostrar a faceta afectuosa, Clara tenta ser pragmática e não deixar que as emoções interfiram com os planos que traça mas acaba por ser traída pelos seus sentimentos. No fundo, Clara vive uma personagem que criou para si própria e que a leva a recusar relações de comprometimento.
Apesar de saber que corresponder às expectativas da família para que tome conta da fábrica de chá significa abdicar da vida que tanto preza, Clara percebe que a família Machado da Câmara está a ser vítima da vingança de Tomás Valente e decide ficar nos Açores para lutar e salvar o que resta. Henrique Medeiros será a grande ajuda de Clara na sua árdua tarefa e Cecília Medeiros, esposa de Henrique, será a sua melhor amiga.

História - Ilha dos Amores

S. Miguel, 30 anos atrás JAIME (Jaime Valente) e BEATRIZ (Beatriz Machado da Câmara) conheciam-se desde crianças. Ele era filho de pobres trabalhadores rurais e ela a herdeira de uma família de fortuna e pergaminhos. Os dois jovens namoravam em segredo, temendo a oposição da família Machado da Câmara, o que veio a acontecer. Jaime e Beatriz decidiram então fugir num cargueiro que rumava ao Canadá. Mas os Machado da Câmara descobriram os planos de fuga e ameaçaram Beatriz de que Jaime seria preso, mal pusesse o pé em terra, acusado de rapto de menores. Jaime partiu sozinho para o Canadá e Beatriz juntar-se-lhe-ia logo que atingisse a maioridade. Entretanto, trocavam cartas cheias de sonhos e projectos de futuro. Mas as cartas nunca chegavam ao seu destino e cada um deles se convenceu de que fora esquecido pelo outro. Meses mais tarde, Beatriz recebeu a visita de uma rapariga que lhe disse esperar um filho de Jaime e teve a certeza da traição. Por detrás da intriga, estava HENRIQUE (Henrique Medeiros), vizinho e pretendente de Beatriz. Fora ele quem denunciara os planos de fuga de Jaime e Beatriz e foi também ele quem pagou à rapariga para que mentisse sobre a gravidez. Queria casar com Beatriz e estava disposto a tudo para atingir o objectivo mas não o conseguiu, pois Beatriz acabou por casar com outro homem. Por seu lado, Jaime esperou pelas notícias que não vinham, até que soube que Beatriz tinha casado. O sonho cor-de-rosa terminara. Mas não a determinação de vencer na vida. Trabalhou duramente para o conseguir e fez fortuna. Casou com uma rapariga emigrante como ele e construiu uma família. Beatriz e Jaime juraram enterrar o passado. Mal sabiam que, muitos anos depois, o passado viria ter com eles.

Ilha dos Amores

Ilha dos Amores é a novela que substitui Tempo de Viver da autoria de Maria João Mira e Diogo Horta, mesmos autores de Fala-me de Amor. Estreou dia 26 de Março de 2007.

Tem como tema a emigração. A acção centra-se, principalmente, nos Açores, mas também acontecem passagens pelo Canadá e por Portugal Continental. As suas gravações começaram em Janeiro. As gravações nos Açores irão ocorrer até Agosto.

A nova novela da TVI, Ilha dos Amores, da autoria de Maria João Mira e Diogo Horta, começa em 1977, em São Miguel nomeadamente na freguesia de Ponta Garça.

S. Miguel, 30 anos atrás, Jaime Valente (Hugo Tavares) e Beatriz Machado da Câmara (Vera Kolodzig) conheciam-se desde crianças. Ele era filho de pobres trabalhadores rurais e ela a herdeira de uma família de fortuna e pergaminhos. Os dois jovens namoravam em segredo, temendo a oposição da família Machado da Câmara, o que veio a acontecer. Jaime e Beatriz decidiram então fugir num cargueiro que rumava ao Canadá. Mas os Machado da Câmara descobriram os planos de fuga e ameaçaram Beatriz de que Jaime seria preso, mal pusesse o pé em terra, acusado de rapto de menores.

Jaime partiu sozinho para o Canadá e Beatriz juntar-se-lhe-ia logo que atingisse a maioridade. Entretanto, trocavam cartas cheias de sonhos e projectos de futuro. Mas as cartas nunca chegavam ao seu destino e cada um deles se convenceu de que fora esquecido pelo outro. Meses mais tarde, Beatriz recebeu a visita de uma rapariga que lhe disse esperar um filho de Jaime e teve a certeza da traição.

Por detrás da intriga, estava Henrique Medeiros (Rui Drummond), vizinho e pretendente de Beatriz. Fora ele quem denunciara os planos de fuga de Jaime e Beatriz e foi também ele quem pagou à rapariga para que mentisse sobre a gravidez. Queria casar com Beatriz e estava disposto a tudo para atingir o objectivo mas não o conseguiu, pois Beatriz acabou por casar com outro homem.

Por seu lado, Jaime esperou pelas notícias que não vinham, até que soube que Beatriz tinha casado. O sonho cor-de-rosa terminara. Mas não a determinação de vencer na vida. Trabalhou duramente para o conseguir e fez fortuna. Casou com uma rapariga emigrante como ele e construiu uma família.

Beatriz e Jaime juraram enterrar o passado. Mal sabiam que, muitos anos depois, o passado viria ter com eles¿

30 Anos Depois, por ironia do destino, as posições de Beatriz (Sofia Nicholson) e Jaime (Adriano Luz) invertem-se. Ele é agora um homem milionário e ela, fruto de negócios ruinosos, está na falência. O seu principal rendimento resume-se à plantação e fábrica de chá. Viúva e com três filhas para criar, Clara (Sofia Alves), Mónica (Diana Chaves) e Mariana (Joana Solnado), o futuro avizinha-se negro. Contra a vontade dos filhos e da segunda mulher, Jaime decide regressar à sua terra natal e, daí, gerir os seus negócios. Nos Açores, ele quer mostrar, principalmente a Beatriz, que tinha condições para vingar na vida. Foi ele, de forma anónima, quem comprou as terras dos Machado da Câmara e que se prepara para adquirir o banco que detém as hipotecas dos terrenos da família rival. Afundada em dívidas, Beatriz aceita vender uma propriedade. Sabendo que um emigrante recém regressado do Canadá está a investir na região, marca uma entrevista para lhe fazer uma proposta. Trinta anos depois, o encontro promete.

No dia do negócio, Jaime cruza-se na estrada com Beatriz e os dois reconhecem-se. Era difícil esquecerem-se um do outro. Porém, a tragédia tinha hora marcada: os carros chocam, despistam-se e caem por uma ribanceira. Os dois morrem. Clara, filha de Beatriz, e Tomé (Marco D'Almeida), filho de Jaime, ambos de 28 anos, conhecem-se no cemitério. O ódio é enorme. Ele, batalhador, frio, implacável nos negócios, jura-lhe vingança e ela, bonita, inteligente e inconformada, promete fazer-lhe frente. Mas nenhum dos dois imagina que o coração vai voltar a pregar uma partida.
Índice