domingo, 1 de abril de 2007

Sofia Alves

Sofia Alves (Clara Machado da Câmara na Novela Ilha dos Amores)

Clara Machado da Câmara é neta de Maria Amélia e a filha mais velha de Beatriz. É solteira e marchand de arte o que a leva a passar grande parte do tempo a viajar. Bonita, elegante e sofisticada, Clara segue as tendências da moda e compra roupa de designers internacionais nas várias capitais que visita.
A infância de Clara foi passada nos Açores onde teve uma educação conservadora. Clara frequentou os melhores colégios de Ponta Delgada e fez o curso de Belas Artes em Lisboa onde ficou a viver e se tornou marchand de arte. A vida em Lisboa abriu os horizontes de Clara e marcou o afastamento das origens. Apesar do pouco tempo para visitar a família, Clara sempre manteve uma relação afectuosa com Beatriz e com as irmãs Mónica e Mariana. No entanto, Clara tem uma relação distante com Maria Amélia que não aprova o estilo de vida da neta que gostaria de ver assentar.
Com um ritmo de vida frenético, Clara passa a vida a viajar, a visitar galerias de arte, museus ou a fazer negócios. Clara é uma profissional bem sucedida e tem um nível de vida alto. Apesar de ter amigos em todo o mundo, Clara vive relações superficiais pois o seu estilo de vida não lhe permite envolvimentos duradouros. No fundo, Clara tem medo de envolvimentos pois conhece a triste história de amor de Beatriz.
Clara acredita na liberdade pessoal como um valor absoluto desde que não prejudique a liberdade dos outros. Apesar de não perfilar a moral rígida dos pais e avós, Clara tem princípios éticos que nunca lhe permitiriam atropelar alguém para atingir os seus fins. Clara é positiva, persistente e enérgica na perseguição dos seus objectivos. O valor pessoal e o trabalho são as chaves do sucesso para Clara que acredita que tudo se resolve com diálogo, boa vontade e inteligência. Sem mostrar a faceta afectuosa, Clara tenta ser pragmática e não deixar que as emoções interfiram com os planos que traça mas acaba por ser traída pelos seus sentimentos. No fundo, Clara vive uma personagem que criou para si própria e que a leva a recusar relações de comprometimento.
Apesar de saber que corresponder às expectativas da família para que tome conta da fábrica de chá significa abdicar da vida que tanto preza, Clara percebe que a família Machado da Câmara está a ser vítima da vingança de Tomás Valente e decide ficar nos Açores para lutar e salvar o que resta. Henrique Medeiros será a grande ajuda de Clara na sua árdua tarefa e Cecília Medeiros, esposa de Henrique, será a sua melhor amiga.

Nenhum comentário: