domingo, 1 de abril de 2007

Ilha dos Amores

Ilha dos Amores é a novela que substitui Tempo de Viver da autoria de Maria João Mira e Diogo Horta, mesmos autores de Fala-me de Amor. Estreou dia 26 de Março de 2007.

Tem como tema a emigração. A acção centra-se, principalmente, nos Açores, mas também acontecem passagens pelo Canadá e por Portugal Continental. As suas gravações começaram em Janeiro. As gravações nos Açores irão ocorrer até Agosto.

A nova novela da TVI, Ilha dos Amores, da autoria de Maria João Mira e Diogo Horta, começa em 1977, em São Miguel nomeadamente na freguesia de Ponta Garça.

S. Miguel, 30 anos atrás, Jaime Valente (Hugo Tavares) e Beatriz Machado da Câmara (Vera Kolodzig) conheciam-se desde crianças. Ele era filho de pobres trabalhadores rurais e ela a herdeira de uma família de fortuna e pergaminhos. Os dois jovens namoravam em segredo, temendo a oposição da família Machado da Câmara, o que veio a acontecer. Jaime e Beatriz decidiram então fugir num cargueiro que rumava ao Canadá. Mas os Machado da Câmara descobriram os planos de fuga e ameaçaram Beatriz de que Jaime seria preso, mal pusesse o pé em terra, acusado de rapto de menores.

Jaime partiu sozinho para o Canadá e Beatriz juntar-se-lhe-ia logo que atingisse a maioridade. Entretanto, trocavam cartas cheias de sonhos e projectos de futuro. Mas as cartas nunca chegavam ao seu destino e cada um deles se convenceu de que fora esquecido pelo outro. Meses mais tarde, Beatriz recebeu a visita de uma rapariga que lhe disse esperar um filho de Jaime e teve a certeza da traição.

Por detrás da intriga, estava Henrique Medeiros (Rui Drummond), vizinho e pretendente de Beatriz. Fora ele quem denunciara os planos de fuga de Jaime e Beatriz e foi também ele quem pagou à rapariga para que mentisse sobre a gravidez. Queria casar com Beatriz e estava disposto a tudo para atingir o objectivo mas não o conseguiu, pois Beatriz acabou por casar com outro homem.

Por seu lado, Jaime esperou pelas notícias que não vinham, até que soube que Beatriz tinha casado. O sonho cor-de-rosa terminara. Mas não a determinação de vencer na vida. Trabalhou duramente para o conseguir e fez fortuna. Casou com uma rapariga emigrante como ele e construiu uma família.

Beatriz e Jaime juraram enterrar o passado. Mal sabiam que, muitos anos depois, o passado viria ter com eles¿

30 Anos Depois, por ironia do destino, as posições de Beatriz (Sofia Nicholson) e Jaime (Adriano Luz) invertem-se. Ele é agora um homem milionário e ela, fruto de negócios ruinosos, está na falência. O seu principal rendimento resume-se à plantação e fábrica de chá. Viúva e com três filhas para criar, Clara (Sofia Alves), Mónica (Diana Chaves) e Mariana (Joana Solnado), o futuro avizinha-se negro. Contra a vontade dos filhos e da segunda mulher, Jaime decide regressar à sua terra natal e, daí, gerir os seus negócios. Nos Açores, ele quer mostrar, principalmente a Beatriz, que tinha condições para vingar na vida. Foi ele, de forma anónima, quem comprou as terras dos Machado da Câmara e que se prepara para adquirir o banco que detém as hipotecas dos terrenos da família rival. Afundada em dívidas, Beatriz aceita vender uma propriedade. Sabendo que um emigrante recém regressado do Canadá está a investir na região, marca uma entrevista para lhe fazer uma proposta. Trinta anos depois, o encontro promete.

No dia do negócio, Jaime cruza-se na estrada com Beatriz e os dois reconhecem-se. Era difícil esquecerem-se um do outro. Porém, a tragédia tinha hora marcada: os carros chocam, despistam-se e caem por uma ribanceira. Os dois morrem. Clara, filha de Beatriz, e Tomé (Marco D'Almeida), filho de Jaime, ambos de 28 anos, conhecem-se no cemitério. O ódio é enorme. Ele, batalhador, frio, implacável nos negócios, jura-lhe vingança e ela, bonita, inteligente e inconformada, promete fazer-lhe frente. Mas nenhum dos dois imagina que o coração vai voltar a pregar uma partida.
Índice

Nenhum comentário: